Contrabandistas de imigrantes atiram em agentes da Patrulha de Fronteira da Califórnia
- 31/08/2023
- 0 Comentário(s)
Agentes da Patrulha de Fronteira dos Estados Unidos (CBP, sigla em inglês) que atuam na Califórnia têm enfrentado uma perigosa escalada de violência por parte de contrabandistas de imigrantes nas últimas semanas.
De acordo com as informações divulgadas pela agência de imigração, no início deste mês, um agente da Patrulha de Fronteira que trabalhava na área do Otay Mountain Wilderness encontrou um grupo de imigrantes. Ele tentou detê-los, mas um agressor não identificado começou a disparar tiros.
Outros agentes foram chamados à área e ouviram os tiros e viram clarões de disparos vindos da região. Os disparos foram feitos na direção dos oficiais que responderam. Os oficiais tiveram que se abrigar enquanto o grupo de imigrantes e o atirado escapavam para o outro lado da fronteira.
Vários dias depois, em 22 de agosto, uma equipe da Guarda Nacional dos Estados Unidos viu um indivíduo armado escalando a cerca na área de Otay Mountain Wilderness. No dia seguinte, dois suspeitos foram vistos na mesma região.
A Unidade Tática da Patrulha de Fronteira de San Diego (BORTAC, sigla em inglês) vasculhou a área, mas não encontrou suspeitos.
A Agente-Chefe do Setor de San Diego, Patricia McGurk-Daniel, disse que a recente escalada de violência na área sugere que os contrabandistas estão ficando desesperados. "Nossos agentes estão impedindo que os contrabandistas conduzam seus negócios ilícitos, e esta é a resposta muito perigosa deles", disse ela. "Essa exibição insensível mostra claramente que os contrabandistas não se preocupam com a segurança dos imigrantes ou das forças policiais."
Esses incidentes ocorreram ao mesmo tempo em que o Instituto de Migração do México informou que está duplicando suas patrulhas na fronteira em resposta aos contrabandistas terem se armados mais fortemente nos últimos meses.