Centenas de imigrantes desembarcam em New Jersey, burlando as restrições da cidade de New York
- 05/01/2024
- 0 Comentário(s)
Um aumento significativo no fluxo de imigrantes continua a sobrecarregar as autoridades na fronteira entre os Estados Unidos e o México, afetando também cidades no país para onde muitos solicitantes de asilo estão sendo enviados.
Pontos em New Jersey têm sido utilizados por ônibus para contornar as novas regras destinadas a conter o enorme número de chegadas na cidade de New York. Neste fim de semana, pelo menos quatro ônibus pararam na estação de trem Secaucus Junction, na cidade de Secaucus (NJ), conforme comunicado divulgado pelo prefeito.
"De acordo com o que entendemos, após serem deixados na estação de trem, os imigrantes então pegaram trens para a cidade de New York", disse Michael Gonnelli. "Neste momento, parece que passagens de trem estão sendo garantidas para os imigrantes, e eles têm seguido para seu destino final."
Parece que "operadores de ônibus descobriram uma brecha no sistema para garantir que os imigrantes cheguem ao seu destino final, que é a cidade de NY", acrescentou ele.
A ordem emitida na semana passada pelo prefeito Eric Adams, de Nova York, exige que empresas de ônibus fretados forneçam aos oficiais de gestão de emergências da cidade manifestos de passageiros, bem como horários e locais de desembarque antecipados, pelo menos 32 horas antes de chegarem.
Adams emitiu a ordem em resposta a um esforço de vários meses liderado pelo Texas e alguns outros estados liderados por republicanos para enviar dezenas de milhares de imigrantes e solicitantes de asilo por aviões e ônibus para grandes cidades com prefeitos democratas, muitas vezes com pouco ou nenhum aviso prévio.
Na vizinha Jersey City, o escritório de gerenciamento de emergências soube que "aproximadamente 10 ônibus de várias localidades no Texas e um da Louisiana chegaram a várias estações de trânsito em todo o estado, incluindo Secaucus, Fanwood, Edison, Trenton", com quase 400 imigrantes, conforme informado no domingo no X, anteriormente conhecido como Twitter.
Nova York recebeu mais de 14.700 novas chegadas no último mês, disse Adams na semana passada, quando "14 ônibus fretados com imigrantes chegaram durante a noite do Texas, o maior número registrado em uma única noite".
O Texas enviou mais de 33.600 imigrantes para NY desde agosto de 2022, de acordo com um comunicado do governador republicano, Greg Abbott.
"Abbott continua a tratar os solicitantes de asilo como peças políticas e, em vez disso, está agora deixando famílias em cidades e estados vizinhos no frio e na escuridão da noite, com passagens de trem para viajar para a cidade de Nova York", disse um porta-voz da prefeitura de Nova York na segunda-feira, em comunicado à CNN.
"É exatamente por isso que temos coordenado com cidades e condados vizinhos desde antes de emitir nossa ordem, incentivando-os a tomar ações executivas semelhantes para proteger os imigrantes contra essa crueldade", acrescentou o porta-voz.