Filho de brasileiros quer liderar o ICE sob administração Trump em 2025 e promete “deportação em massa”
- 05/01/2024
- 0 Comentário(s)
O ex-deputado dos Estados Unidos, George Santos, republicano de New York, traçou uma nova trajetória profissional, expressando sua ambição de liderar o Departamento de Imigração e (ICE, sigla em inglês) em 2025 sob uma possível administração Donald Trump.
Santos, que é filhos de brasileiros, afirmou que a agência tem sido restringida "por tempo demais".
Embora eleito para a Câmara em 2022, Santos foi expulso do Congresso no final do ano passado devido a acusações relacionadas a fraude contra contribuintes de campanha e uso indevido dos fundos. Atualmente, em negociações com promotores para chegar a um acordo de confissão, ele já está mirando no futuro.
Em uma postagem na rede X, anteriormente Twitter, Santos afirmou que sua resolução de Ano Novo é "que o presidente Trump retorne à Casa Branca, e em 2025, ele possa ser nomeado Diretor do ICE".
Santos disse que é hora de "recuperar o país" e criticou o que considera números "sem sentido" divulgados pela mídia. "Temos mais de 50 milhões de pessoas que invadiram nossa soberania ao longo dos anos devido a uma política de imigração descuidada e negligente. Se receber o cargo, sei exatamente por onde começar e conduzir as operações de deportação tão necessárias que este país precisa", afirmou.
Estimativas colocam o número de imigrantes indocumentados no país entre 11 e 20 milhões. No ano fiscal de 2023, aproximadamente 2,4 milhões de imigrantes foram encontrados na fronteira sul - um novo recorde.
Trump prometeu uma operação massiva de deportação se reeleito, em marcante contraste com a abordagem de fiscalização vista sob a administração Biden. "Seguindo o Modelo Eisenhower, realizaremos a maior operação de deportação doméstica na história norte=americana", declarou Trump em setembro.
Essa mensagem ressoa com Santos. "O ICE teve as mãos amarradas por tempo demais, com a única exceção dos ótimos quatro anos de Trump", disse ele. "A hora é agora, e é por isso que estou colocando meu nome na lista para um cargo que exigirá coragem e uma pessoa destemida, e não um covarde que terá medo da manipulação da mídia", destacou.
Um relatório recente do ICE constatou que o número de imigrantes indocumentados sendo deportados aumentou, mas ainda é uma fração se comparado com o aumento da população de imigrantes que já estão no país. Houve 142.580 remoções no ano fiscal de 2023, um aumento considerável em relação às 72.177 no ano fiscal de 2022 e 59.011 no ano fiscal de 2021, mas ainda abaixo dos picos de 267.258 sob a administração Trump no ano fiscal de 2019.